A ARTE EM TEMPOS PANDEMIA: O QUE UM CORAL UNIVERSITÁRIO APRENDEU EM 2020

Palavras-chave: Arte, Extensão, Coral universitário, Extensão Universitária

Resumo

O Coral UFCSPA é um projeto de extensão universitária que busca aproximar academia e comunidade através da música. Ao longo do ano de 2020, o processo de trabalho desenvolveu-se de forma não presencial, no contexto da pandemia de Covid-19. Ao final do período, um formulário de avaliação foi preenchido pelos participantes. A maioria dos respondentes relatou estar proveitosamente engajada com as ações propostas, mesmo sentindo falta dos encontros presenciais. Foram identificados, como limites do modelo de ação adotado, a dependência das partituras musicais e a abordagem exclusivamente assíncrona. Estes achados permitiram refletir sobre os caminhos do projeto para 2021.

Biografia do Autor

Leonardo Rocha de Almeida, UFCSPA

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação, Informática Instrumental para Professores da Educação Básica e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter). Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas redes municipais de Sapucaia do Sul, Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Foi tutor dos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuou como bolsista de ensino UNASUS/UFCSPA na revisão de materiais e ministrando formação continuada para docentes.

Marcelo Rabello dos Santos, UFCSPA

Graduado em Música com habilitação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2019, com pesquisa intitulada "Efeitos da improvisação musical como intervenção cognitiva e motora para idosos". Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa Espacial e em Ambientes Extremos da UFCSPA. Servidor técnico-administrativo da UFCSPA, atua como regente do Coral UFCSPA e da Banda Comunitária da UFCSPA.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Ciências Humanas – Extensão