PRODUÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL SOBRE A TEMÁTICA DA COVID-19 COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

  • Ana Clara Rodrigues Marques Universidade Estadual de Montes Claros
  • Larissa Tolentino Lôpo Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-5293-9456
  • Nilza Ferreira Tupiná Neta Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-7083-8544
  • Ana Augusta Maciel de Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mirela Lopes Figueiredo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrícia Fernandes Prado Universidade Estadual de Montes Claros
Palavras-chave: COVID-19, Educação em Saúde, Literatura Infantojuvenil, Criança

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da produção de um livro sobre a temática da COVID-19 como estratégia de educação em saúde para crianças. Trata-se de relato de experiência sobre a construção de um livro infantil realizado por discentes de enfermagem, por meios virtuais de comunicação, entre junho e novembro de 2020 e em parceria com o projeto de extensão “Pró-brincar: programa de atenção integral à criança hospitalizada” da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A obra foi intitulada “O ladrão da felicidade” e abordou de maneira lúdica, com uma linguagem acessível para o público infantil, informações sobre o vírus Sars-Cov-2, os sintomas da COVID-19 e medidas preventivas para o enfrentamento da doença no contexto da atual pandemia. Pretende-se utilizar o produto gerado como uma ferramenta de educação em saúde e como um recurso facilitador de interação e comunicação para aprendizagem da criança nesse período de crise humanitária.

Biografia do Autor

Larissa Tolentino Lôpo, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Nilza Ferreira Tupiná Neta, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Ana Augusta Maciel de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciências. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de
Montes Claros. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Mirela Lopes Figueiredo, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciências. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de
Montes Claros. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Patrícia Fernandes Prado, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade
Estadual de Montes Claros. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Interdisciplinar em Extensão