CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO RESÍDUO FLORESTAL DO EUCALIPTO PARA PROCESSAMENTO TERMOQUÍMICO

Palavras-chave: Caracterização Físico-Química, Conversão Térmica, Resíduo da Colheita do Eucalipto

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas do resíduo florestal do eucalipto e suas diferentes partes (cascas, folhas e galhos), visando seu processamento termoquímico. A análise aproximada do resíduo apresentou valores semelhantes às frações constituintes. As análises elementar e energética do resíduo demonstraram seu alto poder calorífico, comparável a outras biomassas importantes. A análise termogravimétrica mostrou três regiões principais de degradação, sendo elas: de 30 a 150 °C, de 200 a 325 °C e, 325 a 380 °C, e ainda outros dois picos em torno de 500 e 700°C. O FTIR revelou a presença de grupos funcionais relacionados aos componentes majoritários da biomassa: hemiceluloses, celulose e lignina. Os resultados obtidos demonstraram que o resíduo do eucalipto é uma excelente fonte de biomassa para processos de conversão térmica. A obtenção de produtos de maior valor agregado a partir desse resíduo contribui para o desenvolvimento econômico e a responsabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Ricardo Henrique Thomé Dorneles, UERGS

Técnico em Eletromecânica pela ETI Frederico Guilherme Schmidt. Acadêmico do sétimo período do curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UERGS. Atualmente integra o grupo de Pesquisa Bioenergia e Sustentabilidade e trabalha com Produção de bioadsorventes a partir da pirólise de biomassas lignocelulósicas residuais para remoção de poluentes ambientais.

Joyce Helena da Silveira, UERGS

Técnica em Química, formada pela Escola Técnica Cristo Redentor. Aluna do curso de graduação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Bioenergia e Sustentabilidade como voluntária, trabalhando com os seguintes tópicos: aproveitamento de biomassa, ensaios de remoção de cromo hexavalente (adsorção), tecnologias para pirólise de biomassa, análise térmica e análise BET de diferentes biomassas e biocarvões. Participa da publicação de artigos científicos e apresentações de trabalhos em eventos das áreas de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocesso e Biotecnologia e Engenharia Ambiental.

Victor Hugo Andreis Sebben, UERGS

Graduando em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, adquirindo experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Energias Renováveis e Sustentabilidade; graduando em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. adquirindo experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia de Processos. Participou de diversos eventos na área de Engenharia , tendo apresentado trabalho na XV Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente (Fundação Zoobotânica, 2019) e em outros eventos. Atuou como bolsista de Iniciação Científica sob orientação da prof. Dra. Lúcia Allebrandt da Silva Ries, no projeto: Desenvolvimento de reator laboratorial de baixo custo para pirólise de diferentes biomassas e outros. Atualmente é colaborador da ENGIE Brasil e atua na área de Consultoria e Gerenciamento de Energia como Middle Office de Operações na Engie Soluções.

Laura Fernanda Castantin, UERGS

Graduanda no quinto semestre do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Fabiano Perin Gasparin, UFRGS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no departamento de Engenharia dos Materiais e pesquisador do LABSOL - Laboratório de Energia Solar da UFRGS. Concluiu doutorado em 2012 e mestrado em 2009, ambos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Energia Solar. Licenciado em Física (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A principal área de pesquisa é em Energia Solar, com destaque em caracterização e modelagem de dispositivos fotovoltaicos, materiais semicondutores, aplicações e sistemas de conversão térmica e fotovoltaica de energia solar. Possui experiência profissional na área de manutenção eletrônica e automação industrial.

Lúcia Allebrandt da Silva Ries, UERGS

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica. Possui atuação nos seguintes assuntos: corrosão, líquidos iônicos, eletrodeposição, células a combustível, processos de adsorção e separação, remoção de metais pesados e poluentes emergentes e pirólise.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Eng. de Bioprocessos e Biotecnologia