SITUAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE HÍDRICAS DA BACIA HÍDROGRAFICA DO TAQUARI ANTAS, DE ACORDO COM DADOS DO CAR

  • Silvano Gildo Martens Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Leonardo Marques Urruth Departamento de Biodiversidade da Sectretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul/SEMA.
  • Lucas Richter Departamento de Biodiversidade da Sectretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul /SEMA.
  • Celmar Correa de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/ UERGS.
Palavras-chave: Área de Preservação Permanente Hídrica; Cadastro Ambiental Rural; Lei de Proteção da Vegetação Nativa.

Resumo

A Lei de Proteção da Vegetação Nativa (LPVN) buscou unir proteção ambiental e desenvolvimento sustentável e, dentre as suas principais alterações, estão as mudanças no cômputo das áreas de preservação permanente hídricas (APP’H). O objetivo da pesquisa foi diagnosticar a situação das APP’H da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas, com base nos dados extraídos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em atendimento às regras geral e transitória da LPVN. O estudo foi realizado através de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa, com coleta e análise de dados espaciais. Dados públicos extraídos do CAR referentes às APP’H indicaram um grau de conservação de 56,9% na Bacia, além de uma redução de 45.114 hectares e um déficit de 15.933 hectares. Concluiu-se que transcorridos quase 10 anos da publicação da LPVN, ainda existem APP’H a serem recuperadas na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Além disso, a nova legislação possui um caráter menos protetivo que sua antecessora.

Biografia do Autor

Silvano Gildo Martens, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Engenheiro Florestal, Mestrando do programa de pós graduação em Ambiente e Sustentabilidade (UERGS), Analista Ambiental, do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA).

Leonardo Marques Urruth, Departamento de Biodiversidade da Sectretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul/SEMA.

Biologo, Doutor, Analista Ambiental, do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA).

Lucas Richter, Departamento de Biodiversidade da Sectretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul /SEMA.

Geografo, Analista Geográfo, do Departamento de Biodiversidade da Sectretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA).

Celmar Correa de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/ UERGS.

Professor permanerte, Doutor, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Porto Alegre, Rio Grande do SUl.

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação - Ciências Ambientais