VIOLÊNCIA DISFARÇADA

UMA REFLEXÃO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DE INTERVENÇÕES DA BRIGADA MILITAR NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS

  • Rodrigo Amarante Universidade de Vale do Rio dos Sinos / Brigada Militar
  • Andreza do Amarante dos Santos Brigada Militar
  • Tatiana Luiza Rech Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Palavras-chave: Violência, Escola, Brigada Militar

Resumo

A filósofa Judith Butler escreve que “somos, pelo menos parcialmente, formados por meio da violência” (2018). Ao iniciar com esta reflexão é possível compreender que a violência pode apresentar-se no cotidiano das mais diversas formas, sendo uma realidade presente e naturalizada. É compreensível que na Escola, sendo um dos primeiros ambientes em que os indivíduos estão aprendendo a conviver com o outro exista tendência para a geração de conflitos e o início das manifestações onde a violência pode manifestar-se de modo sutil, como um preconceito trazido de casa, ou de forma mais grave. Neste sentido, a proposta de Intervenções da Brigada Militar pretende contribuir sobre aquelas violências que, muitas vezes, passam despercebidas, permanecendo escondidas sob os muros da escola. Quando a Brigada Militar adentra o ambiente escolar visando proporcionar reflexões sobre a violência, o espaço escolar concretiza-se como o um lugar estratégico para a construção de uma cultura de paz.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Currículo, Didática e Formação de Professores