PEDAGOGIA POSITIVA:

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DAS SALAS DE AULA E POR ENSINO REMOTO.

  • Pâmela Gomes Amaral Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Luciane Sippert Lanzanova Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
Palavras-chave: SIEPEX EDUCAÇÃO PEDAGOGIA-POSITIVA

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Pedagogia Positiva pode contribuir no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, tanto no ensino presencial quanto no ensino remoto. Este estudo está sendo desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, por meio de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com dados coletados por meio de questionário, com professoras de uma Escola Particular do Município de São Luiz Gonzaga. Os resultados parciais apontam que a Pedagogia Positiva vem sendo uma das metodologias e linhagens de ensino que tem recebido destaque, por educar com foco no afeto, na compreensão, no respeito e no aprendizado mútuo. Sendo assim, o presente estudo pretende trazer contribuições para a área da educação, evidenciando os seus pressupostos teóricos e as suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem das crianças, especialmente, em tempos de situações adversas.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Currículo, Didática e Formação de Professores