A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO

  • Silvana Gonçalves UERGS
  • EDILMA MACHADO DE LIMA
Palavras-chave: Docência; Formação Docente; Educação; Anos Iniciais.

Resumo

Este ensaio, tem como objetivo, discutir as estratégias no processo de alfabetização na Educação Infantil, através do recurso de contação de história de forma breve, aferindo a esse estudo a caracterizar-se como abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica e relato das experiências vivenciadas enquanto residente no Programa Residência Pedagógica da CAPES em parceria com a Uergs.Fundamentando-se na Base Comum Curricular (BNCC) e em autores como: Tatiane Felipeto e Paulo Amaral, dentre outros. Com base na análise realizada percebe-se que os conceitos de alfabetização, aliados a contação de história, viabilizam e fomentam o desenvolvimento integral, sendo aquisição simultâneas para o educando. Portanto, a contação de histórias traz corpo para a entrada de vários conteúdos, como: alfabetização, ciências, matemática, artes e outros. O maior desafio deste fazer pedagógico é manter uma rotina na práxis do docente, aliando o comprometimento desta feitura com familiares ou cuidadores.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação -Ciências Humanas – Outros