METODOLOGIAS ATIVAS: IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS COM O USO DE RECURSO DIGITAL

  • Luciane Cherobini
  • Francisco Luiz Marques Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)
  • Elaine Biondo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Palavras-chave: Metodologias ativas, Plantas alimentícias não convencionais, Gamificação, Ferramenta pedagógica

Resumo

A instauração de situação pandêmica devido à Covid-19, no Brasil, trouxe realidade incomum à rotina escolar e fez com que os processos de aprendizagem fossem adaptados e reinventados para atender à nova demanda por iniciativas que permitissem a manutenção do afastamento social, requisito básico para proteger a saúde de professores e alunos. Com a intenção de manter vigente a planificação prevista no currículo escolar relacionado à disciplina de Biologia, propôs-se trazer para o ambiente das aulas remotas um game que oferecesse a possibilidade de exercitar os conhecimentos relacionados às Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), previamente abordados no ano letivo anterior, pelos estudantes que frequentam o ensino médio do Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, localizado no município de Igrejinha-RS. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se software de fácil acesso com instalação também disponível para sistema operacional Android, posteriormente avaliado em atividade com professores e alunos.

Biografia do Autor

Luciane Cherobini

Graduada em Nutrição. Unisinos.

Graduada em Biologia. Unisinos.

Pós graduada em Educação Ambiental. Furg.

Iniciarei no ano de 2019 o Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade na Uergs.

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação - Interdisciplinar em Pesquisa