Discutindo possibilidades pedagógicas e metodológicas das tecnologias e ferramentas digitais no contexto pandêmico
Resumo
Vice-coordenador: Fabrícia Damando Santos
Instituições colaboradoras: Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT).
Colaboradores: Nadia Ibias (SICT), Wagner Vianna do Nascimento, Suziane Almeida Toffoli (SEDUC).
Bolsista: Felipe Streb Carpes
O projeto surgiu devido a pandemia ocasionada pela Covid-19, que impôs medidas de isolamento social e, com isto, diversos segmentos da sociedade tiveram de se readequar, muitas vezes, utilizando-se de tecnologias e recursos da cultura digital, como aplicativos de mensagens ou recursos audiovisuais, como vídeos. Neste contexto, a prática docente e os professores se modificaram por meio da utilização ou busca por formação continuada para uso das tecnologias digitais, como plataformas de aprendizagem ou videoaulas. Com relação aos recursos audiovisuais, diversas ferramentas têm se mostrado uma ferramenta eficiente, devido a características que as tornam adequadas do ponto de vista didático e pedagógico em virtude de suas possibilidades comunicacionais e didático-pedagógicas, como por exemplo o pensamento computacional, metodologias ativas e videoaulas. Para tanto, foram realizadas palestras no formato de lives, através do YouTube. O objetivo destas lives foi a apresentação e discussão de pesquisas em andamento que destacam a utilização das tecnologias digitais e metodologias que a empregam, considerando as repercussões nas práticas docentes dos mestrandos. Os apresentadores e debatedores foram professores da instituição ou convidados e estudantes de pós-graduação (mestrandos). As lives estarão disponíveis para outros interessados nos temas que quiserem assistir, aumentando assim, o número total de público beneficiado com o projeto.
Downloads

Copyright (c) 2024 Atividades de Extensão Uergs

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.