A HORTA ESCOLAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA E CIDADANIA PARTICIPATIVA – ANO III

Palavras-chave: Deficientes, Igualdade de Gênero, Funcionários públicos, Diversidade Étnico-Racial, 2. Fome zero e agricultura sustentável, 3. Saúde e Bem-estar, 4. Educação de qualidade

Resumo

 

Instituições colaboradoras:Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, localizado em Caxias do Sul/RS.

Bolsistas: Caroline Schultz Da Silva, Raquel De Jesus Motta Velasquez

A organização aulas práticas, oficinais e palestras com os temas relacionados a hortas, horto medicinal / relógio do corpo humano, pomar, roça, jardim, cactário, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e temas ambientais, consiste em uma forma ilustrativa e didática de proporcionar e incentivar a continuação das atividades propostas fora do ambiente em que ocorrem os encontros, facilitando assim que a comunidade escolar seja sensibilizada de forma contínua. Nesse sentido, esse projeto possibilitou a extensão e aprendizagem, com plantio, manejo e produção sem agroquímicos, fomentando, assim, de forma ativa, a cidadania participativa dos estudantes, professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, localizado em Caxias do Sul/RS e da UERGS – Unidade em Caxias do Sul. A experiência desenvolvida em hortas, Horto Medicinal / Relógio do Corpo Humano em ambientes escolares, além de pomar, roça, jardim, cactário e temas ambientais, adota uma visão holística das diferentes questões ambientais, caracterizando uma prática dinâmica e diferenciada de aprendizagem. A escola funciona em tempo integral, com Pré-Escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Magistério. O órgão mantenedor da instituição é a Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade Caxias do Sul, utiliza o espaço físico da escola, assim o projeto é contínuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Também foi publicado um artigo no periódico https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38041.

 

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Publicado
2024-08-27