USO DO FORNO SOLAR COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Saionara Eliane Salomoni UERGS
Palavras-chave: 1. Erradicação da pobreza, 7. Energia Acessível e Limpa, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 12. Consumo e produção responsáveis, 13. Ação contra a mudança global do clima

Resumo

Vice-coordenador: Joyce Cristina Gonçalves Roth

Instituições colaboradoras:CECRIS

Colaboradores: Jhoni Winter, Marisete Stempkowski, Katlen Tribusy Bandeira.

Estudantes voluntários: Helton Riscarolli Leczmann, André Gustavo Botafogo Gonçalves.

Desde a pré-história, a humanidade usa o calor para cozinhar alimentos. No século vinte, a humanidade cresceu exponencialmente e a demanda pelas fontes de energias para o cozimento também cresceu causando um impacto negativo sensível nas fontes energéticas, não renováveis, utilizadas para a preparação de alimentos e que produzem resíduos nocivos ao meio ambiente. O forno solar foi uma alternativa para mitigar a situação descrita. Há vários tipos de fornos solares e foi escolhido um modelo para ser apresentado a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica com os objetivos de economia financeira e educação ambiental. Foi confeccionado um forno solar feito de caixa de papelão coberto com papel de alumínio e revestido de plástico espelhado cor prata, na qual foi constatada a melhor solução encontrada para o público-alvo e o clima do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, para realizar economia financeira juntamente com a atividade de educação ambiental apresentadas para o público-alvo. O público-alvo aprendeu como funciona o forno solar, sua importância econômica e como ele favorece o meio ambiente. Desta maneira, foi demonstrado uma fonte de energia para cocção limpa e gratuita que está disponível para a população de Erechim e que cumpre diretamente com quatro objetivos da agenda 2030 da ONU: “energia limpa e acessível; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima” (ONU, 2015). Essa energia solar, que já existia antes da humanidade e existirá depois de sua extinção e, portanto, pode ser considerada infinita. Se for concentrada de forma científica e tecnológica é capaz de substituir, em parte, as fontes de calor mais utilizadas para o cozimento em nossa sociedade industrial contemporânea. Esse projeto poderá servir de guia para outros projetos que possam ensinar como produzir fornos solares de baixo custo e introduzir novos elementos didáticos sobre a educação ambiental.  

 

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Publicado
2025-01-16