UERGS NA COMUNIDADE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

  • Marta Martins Barbosa Prestes (UERGS) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. https://orcid.org/0000-0002-2673-3902
Palavras-chave: ODS:, 4. Educação de qualidade, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 12. Consumo e produção responsáveis, 13. Ação contra a mudança global do clima, 15. Vida terrestre

Resumo

Vice-coordenador: Daniela Mueller de Lara

Instituições colaboradoras:Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto/Soledade

Colaboradores: Marilei Klein

Estudantes voluntários: Lúcio Eugênio Bueno Dias; AcadêmPedro Schmitt; Acadêmica Edna Malaquias

Bolsistas: Gabriel Gheller

Os impactos ambientais provocados por ações antrópicas vêm ameaçando severamente a biodiversidade, tornando-se fundamental fomentar o conhecimento sobre o papel das espécies vegetais e animais para a sobrevivência do planeta e da espécie humana. Retomar o resgate do conhecimento tradicional sobre a biodiversidade, que no passado era transmitido de geração em geração, através da educação ambiental, é urgente. O objetivo do projeto foi promover o conhecimento sobre as espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul, componentes da fitogeografia da Região do Botucaraí. O público-alvo do projeto foram os estudantes da educação básica pública de Soledade, buscando-se conscientizar os mesmos sobre o papel dessas espécies para o equilíbrio dos ecossistemas, além de despertar o sentimento de zelo e pertencimento ao meio ambiente. Todas as atividades foram desenvolvidas no ambiente escolar, como uma forma de aproximar o tema à realidade dos estudantes. O trabalho de educação ambiental contou com: 1) aplicação de um questionário prévio sobre o conhecimento dos estudantes em relação as espécies nativas; 2) rodas de conversa sobre nossa biodiversidade vegetal e animal, utilizando imagens representativas da nossa flora e fauna; 3) exposição e manuseio de uma "Coleção de Exsicatas", contendo material botânico herborizado; 4) exposição e manuseio de uma "Coleção de Sementes"; 5) plantio de mudas nativas pelos estudantes. Os materiais botânicos, produzidos a partir da fitogeografia local foram utilizados como materiais didáticos para o trabalho de educação ambiental. Observou-se uma grande motivação dos estudantes para as atividades desenvolvidas, demonstrando interesse em conhecer as espécies trabalhadas.

 

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Biografia do Autor

Marta Martins Barbosa Prestes (UERGS), UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. https://orcid.org/0000-0002-2673-3902

Possui graduação em Ciências Biológicas e Especialização em Genética pela UPF (Universidade de Passo Fundo), Mestrado em Genética e Bioquímica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e doutorado em Fitotecnia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É professora Adjunta da Uergs desde 2003 até o momento, atuando na Unidade em Soledade. Desenvolve projetos na área de Gestão Ambiental-resíduos sólidos/coleta seletiva, Botânica, Fitotecnia e produção orgânica. É curadora do Herbário Harri Lorenzi- Uergs-Unidade Botucaraí/SOledade. Líder do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Regional SUtentável: Educação.Gestão e Novas Tecnologias, desde 2013. Atualmente coordena o Curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental.

Publicado
2025-01-16
Seção
BOTUCARAÍ - SOLEDADE