OFICINA ON-LINE: O GÊNERO TEXTUAL CONTO

  • Adriana Helena Lau (UERGS) UERGS. http://lattes.cnpq.br/5614611625866470

Abstract

 

Instituições colaboradoras: Secretaria da Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul (SJSPS/RS).

Estudantes voluntários: Joice de Souza Medeiros, Maria da Graça Silveira Garcia.

 

A oficina on-line "O Gênero Textual Conto" objetivou apresentar a estrutura e os elementos que constituem um conto e incentivar os jovens a lerem mais esse tipo de narrativa. Utilizamos, como obra de análise, o conto Passeio Noturno- parte I, de Rubem Fonseca; apresentamos a vida do autor de forma breve. Propusemos a leitura compartilhada em voz alta do conto, atividade na qual apenas três jovens, dos 34 presentes, se sentiram à vontade para ler. O professor mediador deve auxiliar o aluno a construir reflexões autônomas no exercício de interpretação de texto e de identificação dos elementos e estrutura de um dado gênero textual. O conto Passeio Noturno – parte I apresenta potencial para colaborar na formação de jovens leitores, porque é instigante, surpreendente, com uma linguagem clara e acessível e estimula a curiosidade do leitor. Como atividade final solicitamos uma releitura do final do conto. Dois participantes concluíram a atividade com sucesso e compartilharam com os colegas e as ministrantes. Os finais alternativos propostos foram excelentes, muito bem redigidos. Para que o recurso selecionado possa ser efetivo como material didático, o professor em formação também precisa ser curioso, pesquisador de sua própria prática. Refletir sobre a busca de sentido para o que faz e apontar novos caminhos para o que fazer dos seus alunos. Ele deixará de ser um lecionador para ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem (GADOTTI, 2007). 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2024-09-06