A Arte de Ler

Abstract

 

Instituições colaboradoras:Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidad de Almería (Almeria/Andalucía - Espanha), Universidad Autónoma Del Estado de Hidalgo (UAEH).

Estudantes voluntários:Alessandra de Mello, Bárbara Cecília Spohr, Carolina Cardoso da Silva Rosa, Cibele Machado Meier,
Danielle Viegas Wolff Guterres, Djeniffer Heizmann Chassot,
Fabiane Araujo Chaves, Graziela da Rosa Silva Felicio,
Henrique Pellin,
José Luiz Domingos Gularte, Leonardo Giongo, Marcos Cardoso Purin, Romeu Riffatti, Tiago Rubert.

Bolsistas: Alessandra de Mello, Thales Kisner Nogueira

A Arte de Ler caracterizou-se como um programa de extensão, pois foi constituído de um conjunto de ações para a promoção da leitura, de cunho pedagógico. Estas ações configuraram-se nos projetos Minutos de Poesia, Saraus A Arte de Ler, Poesias para Bebês e Famílias e os Saraus Autorais. Estes projetos se constituíram ações específicas, mas interconectadas, combinando-se para o alcance dos objetivos deste programa. Todo o programa foi desenvolvido de modo remoto, tanto no que diz respeito às etapas de planejamento quanto à própria realização. Foi ofertado virtualmente, por meio de plataformas virtuais como o site, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, dentre outras, a professores, estudantes famílias e interessados em geral, com vistas a ampliar as possibilidades de atividades musicais na educação e na vida. Envolveu estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, por meio das disciplinas do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, dos grupos de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs) e “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (CNPq/Uergs). Do mesmo modo, envolveu estudantes e professores do Curso de Especialização em Educação Musical, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/Uergs). Por meio da parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidad de Almería (Almeria/Andalucía - Espanha), Universidad Autónoma Del Estado de Hidalgo (UAEH), foi possível envolver discentes e docentes da instituição, enriquecendo o trabalho. Pretendeu-se, deste modo, integrar as ações de ensino, extensão e pós-graduação das universidades, balizadas pelas ações de pesquisa, inerentes ao trabalho. Com as atividades desenvolvidas por meio deste programa entende-se que a Universidade Estadual do Rio Brande do Sul ampliou suas ações no ensino, na pesquisa e na extensão, contribuindo com a ampliação da leitura e da apreciação cultural e artística.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS), UERGS

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Coordenadora Institucional, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, do Programa de Residência Pedagógica, da CAPES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Assessora do Comitê de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (FAPERGS). Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música e Artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. Coordenadora dos grupos de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (Grupem) e “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (ArtCID), registrados CNPq e vinculados à UERGS. Coordenadora da Biblioteca e do Núcleo Culturas, Ciências e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann.

Published
2024-09-05