Bordado Livre

  • Carmen Lúcia Capra (UERGS)

Resumen

 

Instituições colaboradoras: Rede Internacional Hilo-Fio de Bordados Coletivos (Brasil-Uruguai-Argentina)

Colaboradores: Ana Flávia Baldisserotto, Eliane Bruél, Janniny Gautério Kierniew.

Estudantes voluntários: Érick Cristian Vida Possera, Bruno de Andrade Campos.

Bolsistas: Alucas Idalgo da Silva

O Bordado Livre foi uma versão ampliada da ação de fluxo contínuo “Bordado Livre na Praça”, desenvolvida em 2019 na periferia de Montenegro pela Unidade UERGS, oferecendo em 2022 encontros semanais de bordado coletivo, convívio, conversa e escuta em espaços
públicos que tenham relação com as unidades em Montenegro e Porto Alegre. Buscou reafirmar a arte como origem de conhecimento e como uma tecnologia geradora de um comum, capaz de produzir uma espacialidade política – um “estar junto” – que necessita ser fundada e sustentada pelos partícipes. Bordar coletivamente em um tecido de grande dimensão (em torno 5m de tecido) produz uma espécie de toalha feita a muitas mãos, conversas e tempos fundados e sustentados por essa sensível superfície de contato. Qualquer pessoa pôde participar, pois o bordado foi liberado de um saber prévio para que fosse dado à transmissão ou reinvenção no estímulo produzido entre pessoas. A marca de cada pessoa na toalha participou de uma narrativa maior, coletiva e da atualidade, por meio de uma ação ancorada nas artes e na educação, o que permitiu ao projeto a formar um acervo de escrita e imagem a ser compartilhado em outras instâncias públicas: em
um produto artístico, em uma plataforma digital e em eventos acadêmicos. Dispor-se a bordar com pessoas pretendeu recuperar um pouco do que foi rompido pelo afastamento
social ocasionado pela pandemia, assim como buscou atualizar a possibilidade de viver junto reconhecendo a fragilidade como o princípio fundante de toda comunidade de seres vivos (BUTLER, 2018): a vida é frágil; o cuidado, coletivo. Assim, buscaram-se possibilidades de organização que escapem das paredes domésticas ou institucionais e das subjetividades individualizantes que conformam e exploram a vida contemporânea.

Colaboradores: Ana Flávia Baldisserotto, acompanhamento teórico-metodológico e artístico (No Coração da Agulha); Eliane Bruél, acompanhamento teórico-metodológico e artístico (No Coração da Agulha); Janniny Gautério Kierniew, acompanhamento teórico-metodológico e artístico (No Coração da Agulha).

 

 

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Publicado
2024-09-05