FORMAÇÃO ONLINE DE EDUCADORES – PROJETO ESCOLAS CONECTADAS
Resumen
Vice-coordenador: Daiana Maffessoni
Instituições colaboradoras:Fundação Telefônica-Vivo; Associação Telecentro de Informações e Negócios (ATN); Hardfun studios; B&S educação e tecnologia
Colaboradores: Patricia Beheling Schaffer,
Cláudio Gilberto César,
Silvia de Oliveira Kist,
Alexandra Lorandi Macedo,
Armgard Lutz, Leticia Lutz, Paulo Henrique Ott Ênio Lupchinski Jr.,
Daiana Maffessoni Alessandra Borges Bressane, Diane Serpa,
Jonathan dos Santos Fagundes.
Este projeto é uma iniciativa de formação a distância dirigida a professores da educação básica de todo o País. Completou, em 2021, seu nono ano de história e é fruto de uma parceria entre Uergs, ProFuturo (programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa”), Associação Telecentro de Informação e Negócios, HardFun Studios e B&S Educação e Tecnologia. Desde 2013, professores são beneficiados com propostas formativas que buscam atender seus desafios diários, por meio da aplicabilidade dos conteúdos e da inspiração para mudanças de práticas. Impactar concretamente a aprendizagem dos estudantes e, simultaneamente, ilustrar as possibilidades de inovação pedagógica por meio do potencial transformador das tecnologias digitais são os objetivos que norteiam o projeto. Para materializar a visão de transformação da educação brasileira, o Escolas Conectadas observa, da concepção à oferta dos cursos, importantes princípios: (i) Olhar para o aluno (uma ação de formação de professores só faz sentido quando se reflete sobre as práticas pedagógicas com os alunos); (ii) Aprendizagem construída na ação (as atividades que proporcionam experimentação são base para a reflexão e o aprofundamento teórico acerca das temáticas abordadas nos cursos); (iii) Aprendizagem construída na interação com pares (assume-se nos cursos a importância da rede e da socialização para o aprofundamento e fortalecimento das aprendizagens construídas); (iv) Respeito a ritmos e condições pessoais (o modelo de formação deve prover oportunidades para que cada participante se desenvolva segundo seu ritmo, suas possibilidades e expectativas pessoais); (v) Abertura de novas possibilidades pedagógicas (tem-se em vista que os professores possam assumir seu papel de protagonistas na elaboração e introdução de mudanças em suas práticas, gerando novas culturas de aprendizagem); e (vi) Autoria e compartilhamento (os cursos buscam encorajar que o participante se posicione como autor nos processos de elaboração e de compartilhamento de práticas pedagógicas). A iniciativa manteve, em 2021, o objetivo do alcance de (i) professores desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras alinhadas às demandas dos estudantes da sociedade contemporânea; (ii) professores com uma atuação mais colaborativa e digital e (iii) secretarias de educação adotando o discurso e a prática da inovação educativa. Para tanto, foram ofertadas turmas “abertas” (destinadas ao público geral), turmas “fechadas” (conveniadas com secretarias de educação do País) e turmas mistas (contemplando ambos os segmentos por meio de grupos alocados em uma mesma edição). A Uergs integra-se como parceira por meio da oferta e certificação de cursos online de 20 horas e de 50 horas, todos com quatro semanas de duração. Em 2021, foram oferecidas 116 turmas, com uma a dez edições de cada um dos 21títulos do portfólio de cursos. Foram alcançadas 17.841 aprovações, ou seja, educadores que concluíram uma ou mais ofertas formativas, tendo sido aprovados, com direito à certificação. Todas as turmas foram disponibilizadas por meio de um AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Escolas Conectadas (disponível em http://www.escolasconectadas.org.br), abrangendo as áreas de Linguagens e Comunicação, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Cultura e Inclusão, Métodos Pedagógicos e Gestão da Sala de Aula, Competências Sócio-Relacionais e Tecnologias Digitais. Os cursos privilegiam o desenvolvimento de competências, entendidas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (Ministério da Educação, Brasil, 2018), como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2018, p. 8). Além de realizar a oferta e a mediação dos cursos, parte da equipe de docentes e discentes da Uergs que integra o Escolas Conectadas desenvolveu, em 2021, o jogo digital “Pesca Susntentável Escolas” e o curso de 20 horas “Sustentabilidade: agir no presente para melhorar o futuro”, que serão lançados em fevereiro de 2022 e passarão a compor o portfólio da iniciativa. O projeto tem buscado criar um contexto fértil para o envolvimento, o interesse ativo, o aprender fazendo e refletindo sobre o realizar, de forma a catalisar mudanças pessoais e transformações sistêmicas para professores e gestores. Espera-se que, ao concluir uma atividade formativa, cada participante vislumbre novas possibilidades para sua prática, considerando as demandas dos estudantes da sociedade contemporânea, bem como se perceba parte de uma rede de professores com sonhos e desafios semelhantes, conhecendo e compartilhando experiências. Consolidar o projeto como uma referência nacional em aprimoramento conceitual e profissional, assim como espaço profícuo para trocas, é a perspectiva mantida para 2022.
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Derechos de autor 2025 Atividades de Extensão Uergs

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