Difusão da ciência do solo nas escolas de ensino médio em formato remoto
Resumen
Colaboradores: Danni Maisa da Silva.
Bolsistas: Venicius Ulrich, Scheila Wojeick
O solo realiza processos imprescindíveis para a sustentabilidade dos ecossistemas e para a vida no planeta terra. Apesar disso, a sociedade de modo geral ignora esse papel e os considera apenas do ponto de vista de patógenos ou para descarte de resíduos. Assim, torna-se crucial o estímulo ao conhecimento e valorização do solo, através de ações sociais, mesmo que remotamente onde a participação das crianças e jovens das escolas tem um papel fundamental. O objetivo foi difundir e popularizar a ciência do solo, além de ampliar o interesse dos escolares na preservação e valorização do solo nos ambientes escolares de ensino médio em escolas do meio rural e urbano. A difusão da ciência do solo foi realizada através de ações virtuais remotas em quatro escolas com 60 alunos, ações que promoveram a apresentação dos assuntos em formatos de aulas (vídeos) e folders digitais, materiais informativos, por exemplo, entre outros dos assuntos: O solo e seu processo de formação; o solo e suas funções ambientais e mantenedoras da vida; conservação do solo; recuperação de áreas degradadas; importância econômica e ecológica da diversidade de microrganismos do solo. Os materiais foram disponibilizados para o professor da disciplina de geografia que repassava aos estudantes. Ainda, via perfil no Instagram, local que também foram disponibilizados os folders e materiais informativos. Para avaliar a percepção e aprendizado dos estudantes sobre a ciência do solo foi realizado um teste avaliativo das ações por questionários. Houve grande aprendizado e interesse dos escolares na conservação do solo, o incentivo à preservação e à valorização do meio ambiente.
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