Mesa-redonda: O SILENCIAMENTO DA CULTURA NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • Adriana Helena Lau (UERGS) UERGS. http://lattes.cnpq.br/5614611625866470
Palavras-chave: Igualdade de Gênero, Indígenas, Quilombolas, Diversidades (LGBTQI ), Funcionários públicos, Diversidade Étnico-Racial, 4. Educação de qualidade, 10. Redução das desigualdades, 16. Paz, justiça e instituições eficazes

Resumo

Instituições colaboradoras: Universidade de São Paulo (USP), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEAB/UFRGS), Movimento Negro Unificado (MNU), Coletivo de Profes Pretas, Antirracista e Uniraças.

Colaboradores: Alan Alves Brito, Felipe de Oliveira Teixeira,  Graziela Neto da Rosa, Lindener Pareto, Patrick Veiga.

Estudantes voluntários: Amanda Lemos Figueiredo, Ana Carolina Bernardo Ceconello, Angélica Class dos Santos, Caroline de Fátima Santos Lima, Claudia Souza, Cristian Lacerda Machado, Cristiano Schardosim, Daiana Soares Fraga, Dhaiana da Silva Nascimento, Flor Virginia Blanco Moreira, Geovana Silva da Cruz, Isabella Moura Aliardi, Joel Guilherme Lino Farias, Luciana de Albuquerque Machado, Marcus Vinicius Weber Kneip, Michelle da Silva Cabello, Milene Vieira Rodrigues, Teresa Maria Schembri, Vitória Leonora Bolla Viegas.

O Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), realizou no dia 13 de junho de 2022 às 19h, a Mesa-redonda on-line “O Silenciamento da Cultura Negra na Sociedade Brasileira”, via Google Meet. O evento contou com a coordenação da professora Adriana Lau, além da colaboração dos discentes do componente curricular “Oficina de Expressão Oral e Escrita”.
A programação foi composta pela apresentação de uma temática por palestrante, sendo eles, professores e um estudante reconhecidos pelo seu engajamento com a questão racial, bem como a participação virtual de 66 pessoas, entre comunidade externa, docentes e estudantes da Uergs e de cursos de graduação e pós-graduação de outras IES, que interagiram com os palestrantes para promover a dinamicidade da mesa-redonda.
O evento surgiu na perspectiva de externar à comunidade o protagonismo sociocultural da população negra na conjuntura brasileira, evidenciando desde sua origem escravocrata até o empoderamento da negritude a partir da promoção da consciência étnica. Tal iniciativa encontrou seu ponto de maior relevância na importância social de oportunizar a integração entre academia e sociedade, possibilitou, ainda, reconhecer a realidades presente no âmbito escolar que demonstrou a necessidade de reelaboração do currículo, além de incorporação de estratégias e práticas educativas que dialoguem, explicitando a riqueza e importância da cultura negra na sociedade.

 

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Publicado
2024-09-06
Seção
PORTO ALEGRE