FABULANDO INDO ALÉM– CONTA TAMBÉM! Fase 2

  • Magali de Moraes Menti (UERGS)
Palavras-chave: 4. Educação de qualidade, 10. Redução das desigualdades

Resumo

Colaboradores: Ana Maria Bueno Accori, Gilmar de Azevedo.

Estudantes voluntários: João Batista da Silva Goulart, Alexandra Ramos Bastos, Flor Vergínia Blanco Moreira, Lindseiara de Oliveira Peres.

O projeto se localiza dentro de três Grupos de Pesquisa institucionais: a) Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais, ligado à linha de pesquisa Linguagens e Artes em contexto educacional, do Mestrado Profissional em Educação; b) Linguagens e Culturas Educacionais; c) Teoria e prática da Formação do Leitor. Será desenvolvido nas Escolas DESIDÉRIO TORQUATO FINAMOR, OTAVIO DE SOUZA, AGRÔNOMO PEDRO PEREIRA E CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR - PAULO FREIRE. Contou com reuniões semanais de formações do grupo de bolsistas, tendo como ministrantes, professores convidados da Região 1, professores de outros IES, voluntários da UERGS, professores ligados às escolas parceiras, voluntários de ONGs e técnico-administrativo - Biblioteca da UERGS. Nas formações, os bolsistas se encarregam de apresentar a contação e mediação de histórias e leituras orais de obras literárias para serem avaliadas e analisadas por todos com o objetivo de desenvolvimento e crescimento do grupo. A partir de então, depois das capacitações, os bolsistas e voluntários compartilharam as histórias com os alunos das escolas parceiras. Atende também, pelas suas características de desenvolvimento humano e social, o objetivo nº 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, assegurando a inclusão equitativa e de qualidade, a fim de promover oportunidades de aprendizagem a partir da mediação de leitura da literatura universal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-01-16
Seção
PORTO ALEGRE