Construção da docência em teatro: possibilidades de práticas artísticas na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e no Ensino Médio
Resumo
Estudantes voluntários:Fernanda Moreno.
Bolsistas: Tiago Martinelli Nogueira
Este projeto propôs integrar estudantes do curso de Licenciatura em Teatro, dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), alunos e professores da educação básica, por meio de leituras cênicas dos livros Dog Day de Fernanda Moreno (para Ensino Médio) - de forma poética a peça retrata a fragmentação do ser humano em um universo multifacetado, em que a coragem de ser a si mesmo é permitida apenas para alguns- e O homem do saco de Rogério Trezza (para Educação Infantil e Séries Iniciais)- a peça traz a ludicidade em uma dramaturgia cheia de suspense e faz a criança conversar com seus medos-. As leituras foram criadas, produzidas e gravadas por dois alunos (bolsista e voluntário) do curso de Licenciatura em Teatro da UERGS nas duas versões anteriores deste projeto de extensão em 2020 e 2021, respectivamente. Objetivou a investigação e a exploração lúdica/artística da leitura desses textos dramáticos como caminho possível para ampliar o entendimento sobre as metodologias para o ensino e prática do conhecimento teatral na educação básica focando na capacidade criadora das crianças e adolescentes. A metodologia utilizada propôs a apresentação e apreciação das leituras cênicas em formato online pelo canal do youtube, seguida de diálogos/reflexões, por meio do google meet, entre os artistas atuantes das leituras cênicas, a coordenadora e o público alvo deste projeto, que são os alunos e professores das escolas de educação básica, aproximadamente 300 pessoas desse público foram beneficiadas. Todo o trabalho foi realizado de forma remota, seu processo e resultados ficarão registrados e disponíveis e podem ser acompanhados pelas redes sociais.
Downloads

Copyright (c) 2025 Atividades de Extensão Uergs

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.