(Des)invenções formativas: saberes e práticas para a atuação no ensino fundamental
Resumo
Vice-coordenador: Adriana Rorato
Colaboradores: Mirna Susana Viera de Martínez, Jaqueline Lidorio de Mattia, Veronice Camargo da Silva, Quéli Dornelles Morais, Cátia Cilene Diogo Goulart, Simôni Costa Monteiro Gervasio, Maria Constância de Sousa, Cláudia Ferreira, Gláucia Pereira Lemos, Thayse Azevedo.
(Des)inventar significa operar de forma criativa, aliando processos de construção e desconstrução na formação para a atuação na escola. Assim, o objetivo da formação complementar "(Des)invenções formativas: saberes e práticas para a atuação no ensino fundamental" envolveu construir e fornecer um conjunto de elementos teórico-práticos para a fundamentação dos estagiários da licenciatura em Pedagogia no decorrer da atuação nos anos iniciais do ensino fundamental (com foco nas crianças, uma vez que se trata de estudantes que estavam com esse público no estágio supervisionado II). A formação contou com momento síncrono via Google meet acerca de como projetar experiências pedagógicas transversais, tarefas assíncronas e, ainda, um encontro presencial com professoras regentes de escolas da cidade de Bagé. A importância da ação ganhou destaque devido ao período de ensino remoto emergencial dos estagiários, na medida em que na transição para os estágios os acadêmicos precisavam de mais ações práticas e reflexivas para a organização e execução de práticas pedagógicas de máxima qualidade. O público central foram os estagiários em Pedagogia da Uergs Bagé.
Downloads

Copyright (c) 2025 Atividades de Extensão Uergs

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.