CIBERFABULANDO HISTÓRIAS NA PANDEMIA

REFLEXÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS NO AMBIENTE VIRTUAL

  • João Batista da Silva Goulart Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Alexandra Ramos Barros Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Leandra de Marya Costa Lopes Assunção Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Gilmar de Azevedo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Bueno Accorsi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Direitos Autorais. Contação de histórias. Extensão. Literatura.

Resumo

No ano de 2020, devido à pandemia, as escolas cancelaram suas atividades presenciais e, consequentemente, devidos aos protocolos sanitários, os projetos de extensão que ocorriam nelas tiveram que se adequar ao estabelecido. Nesse sentido, este trabalho aborda os deslocamentos práticos, teóricos e legais que possibilitaram a continuidade do "Projeto de Extensão Fabulando Escolas", outrora no chão da escola, agora, em ambiente virtual, elegendo-o como lugar de difusão da arte e da literatura. Desse modo, a partir da produção de vídeos, lives e podcasts, os extensionistas mesclaram a produção artística, a formação continuada e a promoção da leitura, potencializando o alcance da ação extensionista no cenário digital.  Conclui-se, com isso, que a arte de contar histórias pode manter seu potencial lúdico-educativo ao criar e ressignificar influências antecessoras, desveladas no ambiente virtual, contudo, abarcando, na matéria legal, as exceções protetivas autorais previstas na Lei nº 9.610/1998 – Lei do Direito Autoral.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Linguística e Literatura