PAULO FREIRE E SEUS ENSINAMENTOS PARA A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

  • Janice Jandrey Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Viviane Maciel Machado Maurente Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
Palavras-chave: PAULO FREIRE, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, DOCENCIA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO CRÍTICA

Resumo

O presente trabalho trata-se da análise da obra: “Paulo Freire: Um Educador do Povo” a partir do diálogo com minha compreensão de educação e prática docente. Sabe-se que Freire foi, e ainda é defensor da Educação Popular, trouxe aos educadores um vasto conhecimento relacionado à área da alfabetização, mais propriamente na modalidade de ensino de jovens e adultos. Seu conceito de práxis se baseia em uma educação libertadora. Em ambos os ensinamentos de Freire, o professor está em constante formação. Ao aproximar a obra estudada de minha prática, trago comigo reflexos da práxis de Paulo Freire nos saberes e fazeres da docência, ao acenar com práticas pedagógicas que sejam próximas da realidade dos estudantes, a escuta e diálogo como estratégia metodológica de intervenção. Portanto, a obra analisada de Paulo Freire é apropriada ao cenário da educação contemporânea e, bem como de minha prática docente.

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação – Currículo, Didática e Formação de Professores