ENCONTROS EMPÁTICOS: UM CONVITE PARA AFASTAR-SE DAS VIVÊNCIAS LÍQUIDO-MODERNAS NA ESCOLA PÚBLICA
UM CONVITE PARA AFASTAR-SE DAS VIVÊNCIAS LÍQUIDO-MODERNAS NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Apresenta um estudo realizado sob a temática da Gestão Escolar na Escola Pública e como tema as relações entre a equipe diretiva e os professores. Sob lentes sociológicas, apoiou-se em Bauman e Sennett, com os conceitos de “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna” e de “Cooperação” e “Empatia Dialógica”. De abordagem qualitativa-participante revelou que: a) os professores, em sua maioria, não se sentem contemplados em suas práticas pedagógicas; b) os gestores escolares priorizam as exigências do mercado capitalista, transformando a educação em mercadoria para o atendimento da sociedade de consumo; c) as práticas da gestão escolar se confirmam gerencialistas, burocratizadas e administrativas; d) o entendimento de empatia configura-se um equívoco entre os professores e gestores e sustenta-se pelas ideias de benevolência do senso comum. Desenvolveu-se um produto educacional personificado no Infográfico Baumaniano-Sennettiano. Pretende-se diminuir os resultados negativos dos atritos e o amadurecimento dos processos educativos em cooperação e empatia dialógica.
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