ENCONTROS EMPÁTICOS: UM CONVITE PARA AFASTAR-SE DAS VIVÊNCIAS LÍQUIDO-MODERNAS NA ESCOLA PÚBLICA

UM CONVITE PARA AFASTAR-SE DAS VIVÊNCIAS LÍQUIDO-MODERNAS NA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: Gestão Escolar; Escola Pública; Sociedade de Consumo Líquido-Moderna; Empatia.

Resumo

Apresenta um estudo realizado sob a temática da Gestão Escolar na Escola Pública e como tema as relações entre a equipe diretiva e os professores. Sob lentes sociológicas, apoiou-se em Bauman e Sennett, com os conceitos de “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna” e de “Cooperação” e “Empatia Dialógica”. De abordagem qualitativa-participante revelou que: a) os professores, em sua maioria, não se sentem contemplados em suas práticas pedagógicas; b) os gestores escolares priorizam as exigências do mercado capitalista, transformando a educação em mercadoria para o atendimento da sociedade de consumo; c) as práticas da gestão escolar se confirmam gerencialistas, burocratizadas e administrativas; d) o entendimento de empatia configura-se um equívoco entre os professores e gestores e sustenta-se pelas ideias de benevolência do senso comum. Desenvolveu-se um produto educacional personificado no Infográfico Baumaniano-Sennettiano. Pretende-se diminuir os resultados negativos dos atritos e o amadurecimento dos processos educativos em cooperação e empatia dialógica.

Biografia do Autor

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

MESTRE EM EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Mestrado Profissional em Educação, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - (2021). Especialista em SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Especialista em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Especialista em GESTÃO EDUCACIONAL, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014). Especialista em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, pela Faculdade Dom Bosco/Instituto Educar Brasil (2013). Graduado em PEDAGOGIA - Segunda Licenciatura, pela Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS (2021). Graduado em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2008). Graduado em BACHARELADO EM TEOLOGIA, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2004). Graduado em BACHARELADO EM FILOSOFIA, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2000). Atuou como Presbítero, na Arquidiocese de Pelotas, RS (2005-2011). Tem experiência, como líder, em projetos de formação humana em Instituições Confessionais e não governamentais. É membro associado da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Atualmente é servidor público atuando na Educação Básica - Rede Municipal. Tem experiência de atuação em projetos pedagógicos na área de Educação . Tem experiência de atuação, em Supervisão Educacional, no Ensino Fundamental I e II (2015-2017). Publicou artigos e capítulo de livro relacionados aos temas de pesquisa no ambiente da Educação. Realiza estudos na área da Gestão Escolar, com perspectiva dialógica, articulados aos conceitos de Modernidade Líquida e de Sociedade de Consumo (Bauman 1925-2017) e de Cooperação e Empatia Dialógica (Sennett 1943-); Direitos Humanos; Diversidade étnico-racial.

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação - Ciências Humanas – Outros