ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO DE SABERES ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES E EDUCANDOS SOBRE O BIOMA PAMPA

  • Ketlin Vitória Espinosa Sandim Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Stefany Areva Severo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Claudio Becker Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Adriana Carla Dias Trevisan Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Agroecologia; Biodiversidade; Juventude; Agroflorestas.

Resumo

Esse estudo buscou promover a disseminação de informações entre sujeitos sociais sobre a importância ecológica da paisagem. Tem como tema gerador o conhecimento e reconhecimento de espécies botânicas nativas pelos agricultores familiares e educandos em Santana do Livramento-RS. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os agricultores, que, depois de sistematizadas, delimitaram as estratégias de disseminação dos conteúdos aos jovens educandos. Os resultados demonstram que os agricultores entendem a importância da conservação do Pampa, percebem e utilizam o potencial econômico das espécies em sistemas tradicionais e agroflorestais. Quanto aos jovens educandos, foi possível avaliar a importância de oportunizar novos conteúdos e novas práticas pedagógicas. Além disso, os resultados permitem a reflexão da importância de conectar a pesquisa com a extensão universitária, bem como os saberes de adultos do campo com os saberes de jovens da cidade. Conclui-se que a troca de saberes é uma estratégia de valorização e conservação do Bioma Pampa.

 

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação – Desenvolvimento Rural