CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIGITAL " JORNADA BIOMAS ESCOLAS" PARA O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

  • Gabriela Caroline de Lemos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Silvia de Oliveira Kist Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Behling Schäfer B&S Educação e Tecnologia
  • Juçara Bordin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: jogos digitais educacionais, Ensino Remoto Emergencial, Jornada Biomas Escolas

Resumo

Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), as tecnologias de informação e comunicação foram impulsionadas no fazer pedagógico. O uso de jogos digitais, importantes ferramentas mobilizadoras de aprendizagem, é uma dessas aplicações. O objetivo do presente estudo foi demonstrar algumas das contribuições do jogo digital “Jornada Biomas Escolas” para o engajamento dos alunos durante o ERE. Para tanto, foram analisados relatos de professores que utilizaram o jogo apresentado durante um curso on-line disponível na plataforma de formação continuada a distância Escolas Conectadas. Os cursistas planejaram o uso do jogo e relataram no fórum avaliativo a prática realizada. Os depoimentos analisados evidenciam que, por meio da prática envolvendo o jogo, a participação dos alunos foi satisfatória, e habilidades descritas pela Base Nacional Comum Curricular foram mobilizadas, demonstrando que o recurso contribuiu para o engajamento dos estudantes nas atividades escolares durante o período de Ensino Remoto Emergencial.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Interdisciplinar em Extensão