CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIGITAL " JORNADA BIOMAS ESCOLAS" PARA O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), as tecnologias de informação e comunicação foram impulsionadas no fazer pedagógico. O uso de jogos digitais, importantes ferramentas mobilizadoras de aprendizagem, é uma dessas aplicações. O objetivo do presente estudo foi demonstrar algumas das contribuições do jogo digital “Jornada Biomas Escolas” para o engajamento dos alunos durante o ERE. Para tanto, foram analisados relatos de professores que utilizaram o jogo apresentado durante um curso on-line disponível na plataforma de formação continuada a distância Escolas Conectadas. Os cursistas planejaram o uso do jogo e relataram no fórum avaliativo a prática realizada. Os depoimentos analisados evidenciam que, por meio da prática envolvendo o jogo, a participação dos alunos foi satisfatória, e habilidades descritas pela Base Nacional Comum Curricular foram mobilizadas, demonstrando que o recurso contribuiu para o engajamento dos estudantes nas atividades escolares durante o período de Ensino Remoto Emergencial.
Copyright (c) 2021 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (SIEPEX)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.