Recursos digitais para o ensino remoto de matemática

  • Giulia Gonçalves da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Osório
  • Kelli Lessa de Souza Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul, Campus Osório
  • Kevyn Kenydy Fernandes Frassão Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul, Campus Osório
  • Davi Salaibb Dotta Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul, Campus Osório
  • Ronaldo Colombo Flor Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul, Campus Osório
  • Eron Magno Aguiar e Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul, Campus Osório

Resumo

Este trabalho é um recorte acerca de uma das práticas desenvolvidas pelo grupo do PIBID que identifica os autores como membros. A fim de proporcionar uma difusão de conhecimento sobre a utilização de ferramentas tecnológicas para o ensino de matemática de forma remota, este trabalho incita uma reflexão sobre o funcionamento e as possibilidades desses recursos atuais disponíveis na internet. Este estudo vem sendo desenvolvido pelo grupo dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desde novembro de 2020, período que ainda antecede o ápice da pandemia de COVID-19. Através de pesquisas, aplicações de atividades, seminários, oficinas, minicursos, o grupo desenvolveu um material didático que interpreta a pandemia como a atual realidade, e oferece soluções para as práticas pedagógicas continuarem acontecendo. Até o momento, o programa se consolida com propostas inovadoras que objetivam a continuidade do ensino e aprendizagem de matemática, mesmo que de forma remota.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Currículo, Didática e Formação de Professores