GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE (RME/POA)

Palavras-chave: gestão pública, saúde docente, reforma educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a mudança organizacional efetuado pela Prefeitura de Porto Alegre, em sua rede de ensino, a partir da proposição de uma nova rotina escolar, e sua relação com a saúde docente. Através de pesquisa documental, bem como da coleta de dados a respeito das Licenças para Tratamento Saúde (LTS) entre professores e professoras das escolas municipais, efetuou-se uma pesquisa de abordagem quali/quantitativa, onde foi contatado um significativo aumento no número de LTS e de docentes que necessitaram entrar em LTS, bem como a redução do número de dias por licença e de dias de licença por servidor. Esses resultados nos permitem sugerir que as mudanças efetuadas na rotina escolar contribuíram para a elevação do número de afastamentos para tratamento de problemas na saúde docente e que os gestores necessitam promover mudanças na organização de trabalho visando à promoção de saúde dos professores da RME/POA

Biografia do Autor

Carla Garcia Bottega, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação - Administração