RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DE MONITORIA ACD NA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE

  • Luciana de Machado UERGS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Lucas Eduardo Rocha Cassafus Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS
  • Gilmar de Azevedo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS
Palavras-chave: Monitoria, inclusão, Letras

Resumo

Este trabalho aborda relato de experiências de bolsistas de monitoria para alunos ACD (aluno com deficiência) mas também uma pesquisa-ação, para inclusão destes no ensino superior. Entendemos que a inclusão representa extenso processo adaptativo, até que existam condições para que este aluno(a) chegue à universidade. Deste modo, a monitoria ACD torna-se uma perspectiva ampla para aprendizado tanto para o monitor(a) e o aluno(a), pois o plano de ensino é planejado em conjunto com os(as) professores(as). Esse relato pretende mostrar os processos construídos até aqui, as vivências e as possibilidades, percebendo que a monitoria ACD, torna-se tanto atividade de ensino e pesquisa, assim como possibilita resultados expressivos, no que tange ao atendimento individualizado do aluno(a). Acredita-se que as políticas de inclusão, constituem-se para UERGS pauta relevante, e a monitoria ACD uma dessas políticas na prática, exercidas no acompanhamento do(a) aluno(a) na UERGS.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Inclusão, Diversidade e Questões de Gênero