RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DE MONITORIA ACD NA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE
Resumo
Este trabalho aborda relato de experiências de bolsistas de monitoria para alunos ACD (aluno com deficiência) mas também uma pesquisa-ação, para inclusão destes no ensino superior. Entendemos que a inclusão representa extenso processo adaptativo, até que existam condições para que este aluno(a) chegue à universidade. Deste modo, a monitoria ACD torna-se uma perspectiva ampla para aprendizado tanto para o monitor(a) e o aluno(a), pois o plano de ensino é planejado em conjunto com os(as) professores(as). Esse relato pretende mostrar os processos construídos até aqui, as vivências e as possibilidades, percebendo que a monitoria ACD, torna-se tanto atividade de ensino e pesquisa, assim como possibilita resultados expressivos, no que tange ao atendimento individualizado do aluno(a). Acredita-se que as políticas de inclusão, constituem-se para UERGS pauta relevante, e a monitoria ACD uma dessas políticas na prática, exercidas no acompanhamento do(a) aluno(a) na UERGS.
Copyright (c) 2021 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (SIEPEX)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.