ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONTEXTOS SUL-RIO-GRANDENSES
Resumo
Este estudo é o recorte de uma pesquisa mais ampla denominada “Educação e Processos Inclusivos: delineando o contexto educacional sul-rio-grandense”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Processos Inclusivos (GPEPI). Objetivou-se identificar as demandas das redes públicas de educação básica na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, para promoção do atendimento educacional especializado (AEE), por intermédio de gestores das Secretarias de Educação e de Escolas públicas. O exercício analítico se baseou no confronto entre os conceitos da Educação Inclusiva, legislação vigente e os dados do campo empírico do contexto pesquisado. Apesar do movimento das escolas na concretização da educação inclusiva, ainda há a necessidade do fortalecimento de ações, tanto por parte do poder público para suprir as demandas em termos financeiros, estruturais e de recursos humanos, quanto por parte das equipes das escolas no aspecto pedagógico.
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