RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E OS PROCESSOS FORMATIVOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Vitória Chaves Vizzotto UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Maria da Graça Prediger Da Pieve UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Residência Pedagógica. Formação Continuada. Docência

Resumo

A presente atividade extensiva, classificada como curso de formação continuada, está sendo realizada, motivada e impulsionada pelas ações do programa Residência Pedagógica da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Núcleo Cruz Alta/ São Luiz Gonzaga. Apresenta como objetivo principal experenciar processos contínuos de formação continuada através de leituras, estudos, lives, pesquisas e produções relacionados ao campo da alfabetização, do currículo, das propostas pedagógicas das escolas e das metodologias ativas. Constitui-se em atividades semanais síncronas realizadas no ambiente Google Meet e assíncronas através de leituras e produções escritas, estando no seu sexto mês de execução. Até o presente momento, discutiu-se temas que circundam as atividades do Programas Residência Pedagógica, dentre eles a Base Nacional Comum Curricular, os pilares da educação, sequência didática e as relações entre a Matemática e a BNCC.

 

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Currículo, Didática e Formação de Professores