O Endipe e a Inovação escolar - Uma revisão de 1982 a 2018

  • Beatriz Duarte Pereira Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul (UERGS)
  • Bruna De Souza Ferreira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Rafaela Fraga Beltrão Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Stéfanie Da Silva Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Janifer Sanches Gomes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Viviane Maciel Machado Maurente Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
Palavras-chave: Inovação Escolar, ENDIPE, Formação de Professores

Resumo

Este estudo está sendo realizado pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Inovação Escolar (GPFOPIE), o qual surgiu da necessidade de aprofundar os estudos sobre as temáticas da inovação e formação de professores. Essa pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento das publicações do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino) com a temática de Inovação Escolar. Para tanto foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica das publicações disponíveis entre os anos de 1982 a 2018, tecendo aproximações com as teorias freireanas e com o cenário pandêmico atual. Identificamos que a produção sobre essa temática não foi significativa no evento, mas é relevante para o entendimento do cenário atual, pois a partir do entendimento do conceito de inovação dentro da educação torna-se possível compreender melhor a relação teoria-prática e refletir sobre a nossa “práxis” enquanto educadores.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Currículo, Didática e Formação de Professores