METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EXATAS: MODIFICANDO A APRENDIZAGEM E DIMINUIDO A EVASÃO

  • Guilherme da Silva Xavier Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Débora Motta Matos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Ensino Hibrido, Aprendizagem Cooperativa

Resumo

O ensino da disciplina de Lógica de Programação tem uma importância fundamental na integração dos cursos na  área da Informática. O grande desafio é mudar o paradigma do aprender somente pela absorção, estática, do conhecimento, para uma aprendizagem que estimule e favoreça o pensar, o criar, o aprendizado com interatividade. O dilema é “como aperfeiçoar as estratégias pedagógicas no ensino de Lógica tornando a aprendizagem mais significativa e atrativa nos cursos de informática?”.  Esse trabalho apresenta uma experiência do uso de Metodologias Ativas, com intuito de estimular  a aprendizagem e o interesse dos estudantes na disciplina de lógica de programação.O final da tarefa os  responderam um questionário, aonde puderam demonstrar o seu grau de satisfação com a atividade  identificar os pontos positivos em relação a atividade. 

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação - Interdisciplinar em Ensino