CARACTERÍSTICAS DA COMERCIALIZAÇÃO DE MORANGOS PRODUZIDOS POR AGRICULTORES FAMILIARES EM SANTANA DO LIVRAMENTO – RS

  • Meline Schuller UERGS
  • Alisson Augusto Brandão Soares Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Bruna Pereira Ferreira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Biane de Castro Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Campanha Gaúcha, Desenvolvimento Rural, Fragaria Spp.

Resumo

Estima-se que cerca de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa vêm da agricultura familiar. A produção de morangos mostra-se uma promissora fonte de renda para agricultores familiares. O perfil desses produtores ainda não havia sido objeto de estudo quanto à comercialização do morango. O objetivo foi realizar o diagnóstico da comercialização de morangos pelos agricultores familiares de Santana do Livramento. Para obtenção dos resultados foi aplicado um questionário semiestruturado de modo remoto aos agricultores. Como resultado observou-se que a comercialização do cultivo é principalmente realizada diretamente ao consumidor (55,50%), seguido da venda exclusiva para o comercio local (33,30%) e também pelos agricultores que destinam para os dois (11,1%). Relataram uma produtividade acima de 600 kg por safra (33,33%), seguido pela produtividade de até 100 kg (11,11%), porém a maioria não soube estimar a produção (66,66%). Os produtores têm grande demanda do produto e facilidade para escoar a produção.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Ciências Agrárias