REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO:
RELATOS DE DOCENTES E GESTORES SOBRE A PRÁTICA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Este artigo buscou analisar a percepção de docentes e gestores do Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana sobre a prática de extensão universitária que aborda a violência de gênero na escola. A pesquisa de natureza qualitativa e exploratória utilizou a técnica de estudo de caso para coletar dados sobre a percepção de professores/as e gestores escolares e as implicações curriculares/formativas do projeto desenvolvido durante os anos 2020 e 2021. A metodologia do projeto envolveu planejamento, diagnóstico, aplicação de entrevistas e intervenções pedagógicas por meio de palestras, rodas de conversa, cine debate. O projeto promoveu sensibilização da comunidade escolar sobre gênero e interseccionalidades, possibilitou o diálogo sobre violência de gênero; visibilizou os estudos de gênero dentro e fora da universidade; demonstrou a necessidade de integrar a família nas ações da extensão e apontou desafios para superação das dificuldades em etapas futuras do projeto.
Copyright (c) 2021 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (SIEPEX)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.