INSERÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS NO ENSINO SUPERIOR, NO OLHAR DOS LETRAMENTOS SOCIAIS

  • Gleide Penha de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cátia Cilene Diogo Goulart Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Renata Pires Porciuncula Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Tainara Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Franciele Brião Pradie Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Veronice Camargo da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Palavras-chave: Inserção Acadêmica, Letramentos Sociais, Acolhimento

Resumo

Este trabalho tem por objetivo reflexionar sobre como o curso ‘Inserção às Práticas de Letramentos Acadêmicos no ensino Superior’, sob a ótica dos Letramentos Sociais, contribuiu para o envolvimento dos adêmicos  ingressantes no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O curso de extensão, edição 2021, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à educação: Linguagem e Letramentos, no contexto acadêmico remoto, com encontros via Google Meet, visou apoiar  a integração dos novos estudantes nos espaços acadêmicos, a partir de suas práticas cotidianas nas diversas esferas sociais e culturais. O estudo consiste em uma pesquisa documental de cunho qualitativo com enfoque nas contribuições do eixo temático dos Letramentos Sociais. Os resultados revelaram que à medida que os acadêmicos ingressantes interagiam, quebras de paradigmas ocorreram, levando-os a percorrerem caminhos criativos e críticos, constituindo a identidade universitária.

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação – Currículo, Didática e Formação de Professores