ACESSIBILIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de revisão da literatura realizada para uma pesquisa vinculado ao Mestrado Profissional em Educação da UERGS que enfatiza as especificidades das práticas de inclusão, questionando como vêm sendo estruturadas as estratégias pedagógicas para promover a acessibilidade curricular na educação inclusiva, na sala de aula comum do Ensino Fundamental? A busca se deu pelos descritores: “acessibilidade curricular and educação inclusiva and ensino fundamental and governamentalidade and biopolítica. A busca foi feita na plataformas SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Google Scholar, destacando-se 21 trabalhos com maior vínculo com o estudo proposto (6 artigos, 9 dissertações, 5 teses e 1 trabalho de conclusão de graduação), no entanto, para essa etapa do estudo foram elencados nove (9) pesquisas para a discussão aqui proposta. O exercício da leitura permitiu organizar os trabalhos encontrados, identificando-os por dois (2) eixos de discussão: Formação de professores para a inclusão; Currículos e metodologias nos processos inclusivos.
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