GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELA COVID-19: um estudo de revisão teórica

  • Andréa Souza Teixeira Gonçalves Universidade Estadual do Rio Grande do Sul -Uergs
  • Helena Venites Sardagna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo propõe apresentar um recorte de revisão teórica sobre as estratégias de gestão da educação inclusiva após a promulgação da Lei n.º 13.146/2015, dando ênfase ao período da pandemia pela COVID-19. Para tanto, foram definidos os seguintes descritores para realização das buscas em repositórios virtuais: gestão educacional, práticas inclusivas, governamentalidade, biopolítica e pandemia Coronavírus COVID-19. O levantamento foi realizado na busca de dados SciELO (Scientific Eletronic Library On-line e no repositório LUME (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), entre os anos de 2015 e 2020. Nesse contexto, foram selecionadas oito pesquisas, sendo que duas abordam o contexto da pandemia, enfatizando os desafios da flexibilização no currículo e o déficit na aprendizagem. Os demais estudos problematizam a inclusão no conjunto de práticas reguladoras e normalizadoras, com destaques para os saberes clínicos.

 

Publicado
2021-11-13
Seção
Pós-Graduação Inclusão, Diversidade e Questões de Gênero