PLANTANDO AUTORES: O PROTAGONISMO E AUTORIA DE UMA TURMA MULTISSERIADA NA FEIRA DO LIVRO
Resumo
Este estudo apresenta a experiência do Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos, de uma universidade pública do Rio Grande do Sul, mediante o projeto de extensão desenvolvido com a turma multisseriada numa escola pública. Considerou-se a diversidade e pluralidade cultural deste público. Ações pontuais foram articuladas para instigar o protagonismo e a autoria dos estudantes, no módulo “Plantando Autores”, visando envolvê-los no evento muncipal, a Feira do Livro. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar como tais proposições encadeadas potencializaram os letramentos da turma multisseriada e instigou-os a participarem como autores expositores no evento. Adotou-se por metodologia, a investigação reflexiva dos planejamentos, intervenções e dos relatos das pesquisadoras atuantes no projeto, e posterior sistematização dos letramentos mobilizados. Foi possível perceber que a exposição e participação dos estudantes nas práticas sociais situadas fortaleceu seu protagonismo e estima, bem como impulsionou seu engajamento e participação social.
Copyright (c) 2021 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (SIEPEX)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.