PROMOÇÃO AOS MERCADOS DE PROXIMIDADE: AS ESTRATÉGIAS DE COMERCIAIZAÇÃO DE ALIMENTOS ADOTADAS PELA COOPERFAMILIA EM ERECHIM-RS

  • Larissa Moresco Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Xandriéli Maria Sbruzzi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Kellen Bruna Lombardi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Mariga Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Roberto Serena Fontaneli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Zenicléia Angelita Deggerone Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Mercado de Proximidade, Agricultura Familiar, Estratégia Mercadológica

Resumo

Este resumo expandido tem por objetivo apresentar as estratégias de comercialização de alimentos adotadas pela Cooperfamilia na cidade de Erechim-RS que busca aproximar produtores e consumidores. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, elaborado a partir da análise de dados primários. Para desenvolver esta pesquisa, foi apresentada a abordagem teórico-conceitual da tipologia de mercados elaborada por Schneider (2016), com enfoque para os mercados de proximidade. A Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda (COOPERFAMILIA) atua nos mercados de proximidade comercializando os alimentos produzidos pelos agricultores familiares através de uma feira permanente e por uma feira virtual. Os desafios impostos pela pandemia Covid-19, demandaram uma atuação mais estratégica da cooperativa, promovendo ações de divulgação propositivas e constantes, nas redes sociais no sentido de reforçar a importância da cooperativa para a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares na região do Alto Uruguai - RS.

 

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Ciências Sociais e Aplicadas