PROMOÇÃO AOS MERCADOS DE PROXIMIDADE: AS ESTRATÉGIAS DE COMERCIAIZAÇÃO DE ALIMENTOS ADOTADAS PELA COOPERFAMILIA EM ERECHIM-RS

  • Larissa Moresco Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Xandriéli Maria Sbruzzi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Kellen Bruna Lombardi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Mariga Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Roberto Serena Fontaneli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Zenicléia Angelita Deggerone Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumen

Este resumo expandido tem por objetivo apresentar as estratégias de comercialização de alimentos adotadas pela Cooperfamilia na cidade de Erechim-RS que busca aproximar produtores e consumidores. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, elaborado a partir da análise de dados primários. Para desenvolver esta pesquisa, foi apresentada a abordagem teórico-conceitual da tipologia de mercados elaborada por Schneider (2016), com enfoque para os mercados de proximidade. A Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda (COOPERFAMILIA) atua nos mercados de proximidade comercializando os alimentos produzidos pelos agricultores familiares através de uma feira permanente e por uma feira virtual. Os desafios impostos pela pandemia Covid-19, demandaram uma atuação mais estratégica da cooperativa, promovendo ações de divulgação propositivas e constantes, nas redes sociais no sentido de reforçar a importância da cooperativa para a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares na região do Alto Uruguai - RS.

 

Publicado
2021-11-13
Sección
Graduação - Ciências Sociais e Aplicadas