EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IMPACTOS DA PRÁTICA DA VERMICOMPOSTAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Raquel Lima Alles Nunes Marli Alles Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Armgard Lutz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação infantil. Educação ambiental. Vermicompostagem.

Resumo

A educação ambiental é ferramenta para conscientizar a criança em função do adulto que no futuro protegerá o meio ambiente. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da educação ambiental por meio do processo de vermicompostagem numa turma de educação infantil de escola pública. A metodologia fotoetnográfica, segundo a antropologia menos ortodoxa, foi complementada pela documentação pedagógica. O processo reiventou o cotidiano da docência sustentada pelos princípios da pedagogia holística e aprendizagem significativa em benefício do desenvolvimento infantil. A base teórica buscou-se em Dahlberg (2003), Helm (2005), Legan (2007), Yus (200), entre outros. Os resultados foram a apropriação pelas crianças de conhecimentos teórico-práticos e sua multiplicação no ambiente familiar

Biografia do Autor

Armgard Lutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da Unidade em Cruz Alta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs. Atua no curso de Pedagogia. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC na graudação e pós-graudação.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação -Ciências Humanas – Outros