EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IMPACTOS DA PRÁTICA DA VERMICOMPOSTAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Raquel Lima Alles Nunes Marli Alles Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Armgard Lutz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumen

A educação ambiental é ferramenta para conscientizar a criança em função do adulto que no futuro protegerá o meio ambiente. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da educação ambiental por meio do processo de vermicompostagem numa turma de educação infantil de escola pública. A metodologia fotoetnográfica, segundo a antropologia menos ortodoxa, foi complementada pela documentação pedagógica. O processo reiventou o cotidiano da docência sustentada pelos princípios da pedagogia holística e aprendizagem significativa em benefício do desenvolvimento infantil. A base teórica buscou-se em Dahlberg (2003), Helm (2005), Legan (2007), Yus (200), entre outros. Os resultados foram a apropriação pelas crianças de conhecimentos teórico-práticos e sua multiplicação no ambiente familiar

Biografía del autor/a

Armgard Lutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da Unidade em Cruz Alta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs. Atua no curso de Pedagogia. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC na graudação e pós-graudação.

Publicado
2021-11-13
Sección
Graduação -Ciências Humanas – Outros