ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS CIÊNCIAS EXATAS NA UERGS UNIDADE TRÊS PASSOS

  • Hellen Joana Block Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Patrícia Inês Kemper Back Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Eduardo Lorensi de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Robson Evaldo Gehlen Bohrer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Danni Maisa da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Aaron Concha Vásquez Hengles Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
Palavras-chave: Educação em Exatas, Dificuldades de aprendizagem., Formação docente.

Resumo

A aprendizagem se dá através da invenção e da descoberta. As possíveis fontes de dificuldades apresentadas pelos alunos, não podem ser atribuídas a um único fato, tendo os professores um papel primordial de facilitador no processo ensino aprendizagem. Neste estudo, objetivou-se analisar o perfil dos professores que atuam nas Ciências Exatas na UERGS Unidade Três Passos bem como, avaliar as percepções dos professores sobre as relações dos alunos com a área. A pesquisa foi realizada em 2020/2021 com aplicação de questionários aos professores. Destaca-se que 83,33% dos docentes atuantes nas Ciências Exatas na UERGS Unidade Três Passos possui doutorado, embora 25% não possua formação na área. Todos afirmaram que utilizam alguma técnica ou metodologia de educação com vistas na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Os professores acreditam que a origem das dificuldades dos alunos nas Ciências Exatas está relacionada à ‘dificuldade de raciocínio lógico’ e à ‘dificuldade de concentração’.

Publicado
2021-11-13
Seção
Graduação - Ciências da Saúde