CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ON LINE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO AFETIVA COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

  • Nathália Blanco Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Tatiane Felipetto Quintana Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Adriana Barni Truccolo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Abstract

Contar histórias estimula a imaginação acessando as dimensões afetivas e sociais da criança e resultando em estratégia de comunicação afetiva para reduzir o estresse e criar empatia no contexto pandêmico. Objetivou-se contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social durante a pandemia do COVID-19, através da contação de histórias. Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS e realizado de outubro de 2020 a maio de 2021 onde aconteceram seis encontros via Google meet, doze vídeos postados no You Tube, e oito vídeos enviados para turmas do terceiro ano de escolas de Alegrete, RS. As crianças se expressaram através do desenho livre; curtidas no You Tube, e por comentários durante os encontros online. Observou-se que as histórias contadas estimularam as crianças a exporem seus sentimentos e de alguma forma amenizaram o estresse causado pelo distanciamento social quando se manifestaram fosse através de palavras ou desenhos.

Published
2021-11-13
Section
Graduação - Linguística e Literatura