CONCEITOS E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS REFLEXÕES

  • Ivana Almeida Serpa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Nídia da Rosa Cherolt Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Edilma Machado de Lima Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Camila Severo Nunes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir, brevemente, os conceitos de Letramento, Numeramento e Alfabetização Matemática, além do papel dos jogos pedagógicos na educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em vista disso, este estudo caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, fundamentando-se na Base Nacional Comum Curricular e em autores como Soares (2003), Fonseca (2009), Maia e Maranhão (2015), Pais et al. (2018), Araújo (2019), dentre outros. Com base na análise realizada, percebe-se que os conceitos de Letramento, Numeramento e Alfabetização, aliado ao uso de jogos pedagógicos, reforçam o papel da Matemática como um conhecimento que deve partir da realidade, ao mesmo tempo, voltando-se a ela para fomentar o desenvolvimento de novas estratégias de resolução de problemas no cotidiano dos educandos.

Published
2021-11-13
Section
Pós-Graduação – Currículo, Didática e Formação de Professores