A MEDITAÇÃO COMO ALIADA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Cintia Menezes Dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Unidade São Luiz Gonzaga
  • Luciane Sippert Lanzanova Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul Uergs -Unidade São Luiz Gonzaga

Abstract

Com a modernização do mundo em relação aos aspectos tecnológicos e socioculturais, devido às tecnologias e popularização da internet e redes sociais, se faz necessário também mudanças no aspecto educacional. As escolas e professores necessitam adaptar-se às maneiras de ensino dessa nova geração, que aprendem a utilizar a tecnologia desde cedo e se isolam do convívio social. Diante disso, a presente pesquisa, que está sendo desenvolvida como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, tem como objetivo compreender de que forma a meditação pode contribuir como um recurso pedagógico para a aprendizagem na Educação Infantil. Os resultados parciais evidenciam que a meditação é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento do ser, treinando a atenção, diminuindo a ansiedade e estimulando a criatividade. Assim, para o desenvolvimento emocional e social de uma criança é necessário desenvolver também relações positivas com os outros, compreensão e um crescente desenvolvimento de autoconhecimento, autoconfiança e autoestima.

Published
2021-11-13
Section
Graduação - Outros